1.1 Conceitos Básicos

 

Uma Imagem Digital é uma quantidade (bit) de informação codificada, ou seja, armazenada e organizada em código binário (zero e um).

 

Bit (dígito binário) é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na informática.
Um bit tem um valor único de 0 (zero) ou 1 (um), verdadeiro ou falso.

 

 

As imagens digitais são criadas com pixels (picture elements) ou seja quadrados minúsculos que representam uma determinada cor ou intensidade luminosa.

 

 

O Pixel é o menor ponto de uma imagem. Ao ampliar uma imagem vemos todos os detalhes em pixels.
O pixel é a menor parte de uma imagem.

 


 

1.2 Tipos de Imagem Digital

 

Imagens Vetoriais

As imagens vetorais são geradas por fórmulas matemáticas.

São imagens com resolução flexível. Pode-se ampliar ou reduzir a imagem que não existe perda de qualidade.

Não suportam a captura de imagens fotográficas dado que uma fotografia apresenta detalhes que não podem ser representados por formas geométricas.

As imagens vectoriais ocupam pouco espaço uma vez que a informação guardada corresponde aos vetores que geram a imagem.

Como estas imagens resultam da combinação de várias formas geométricas é possível tratar isoladamente as várias partes da imagem.

 

Formato (mais comum) das imagens vectoriais:
.svg (Scalable Vector Graphic) Software: Inkscape.
.eps (Encapsulated Postscript Vector graphics) Software: Adobe Illustrator

 

 

 

Imagens Matriciais/Bitmaps/Raster

São imagens constituídas por uma grelha de píxeis. Cada píxel guarda informação relativa à cor. A combinação de todos os píxeis dá origem à imagem.

 

A informação de cor é guardada no sistema RGB, Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).

 

O número de píxeis que constituem a imagem é variável. Podemos definir o número de píxeis da imagem.

 

 

Os Raster são imagens com resolução fixa. Qualquer alteração ao seu tamanho, redução ou ampliação, provoca perda de qualidade.

É o tipo ideal para reprodução de fotografias. A imagem capturada é dividida numa grelha constituída por milhões de píxeis. Cada píxel armazena a informação de uma dada posição da imagem.

 

Formato (mais comum) das imagens bitmap:
.png (Portable Network Graphics) Software: Adobe Photoshop, ...
.bmp (Encapsulated Postscript Vector graphics) Software: Paint

.jpeg (Joint Photographic Experts Group) Software: Adobe Photoshop, ...

.tiff (Tagged Image File Format) Software: Adobe Photoshop, ...

 

 


 

1.3 Resolução da Imagem Digital

 

A resolução é definida pela quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento ou seja o número de pixels por polegada ( PPI-pixel per inch ). Quanto mais pixels por polegada, maior a resolução. Geralmente, uma imagem com uma resolução maior produz uma imagem impressa de melhor qualidade.

 

A resolução de uma impressora ou scanner é medida pelo número de pontos por polegada ( dpi - dots per inch ).

Quanto maior a quantidade de pixels, maior será a densidade de PPI e mais detalhes poderão ser exibidos nas imagens. No entanto, a partir de certo ponto o olho humano não consegue diferenciar a quantidade de pixels na imagem – geralmente, acima de 300 PPI.

 

Se modificar a tamanho de uma imagem (altura e largura) o número de PPI mantém-se mas se modificar o valor do PPI (resolução) o tamanho da imagem ajusta-se automaticamente.

 

 

A resolução do monitor é descrita em pixels. Por exemplo, se a resolução do monitor e as dimensões de pixel da imagem tiverem o mesmo tamanho, a imagem preencherá o ecrã quando for visualizada a 100%. A largura da imagem exibida no ecrã depende de uma combinação de fatores: as dimensões de pixel da imagem, o tamanho do monitor e a configuração da resolução do monitor. No Photoshop, é possível ampliar a visualização da imagem no ecrã, o que facilita o trabalho com imagens de qualquer dimensão.

 

 

Para preparar imagens para visualização no ecrã, deve-se considerar a menor resolução do monitor na qual a imagem pode ser visualizada.

 


 

1.4 Resolução da Impressora

 

A resolução da impressora é medida em pontos de tinta por polegada, também conhecida como dpi . Geralmente, quanto mais pontos por polegada, melhor será o resultado impresso. A maioria das impressoras jato de tinta tem uma resolução de aproximadamente 720 a 2880 dpi.

A resolução da impressora é diferente da resolução da imagem, mas ambas estão relacionadas. Para imprimir uma imagem de alta qualidade numa impressora de jato de tinta, uma resolução de imagem de pelo menos 220 ppi deve produzir bons resultados.

 


 

1.5 Redefinição da resolução

 

Redefinir a resolução é alterar a quantidade de dados da imagem conforme as dimensões de pixel. Quando se diminui a resolução (reduz o número de pixels), algumas informações são excluídas da imagem. Ao redefinir uma resolução mais alta (aumentar o número de pixels ou aumentar a resolução), são adicionados novos pixels. No Photoshop é possível especificar um método de interpolação para determinar como os pixels serão adicionados ou excluídos.

A redefinição da resolução pode gerar uma imagem de qualidade inferior. Por exemplo, quando se redefine a resolução da imagem com dimensões em pixels maiores, a imagem perde alguns detalhes e a nitidez. Aplicar o filtro Máscara de Nitidez a uma imagem com resolução redefinida ajuda a focalizar novamente os detalhes da imagem.

 


 

1.6 Alterar o tamanho de uma imagem

 

 

Para manter as proporções atuais entre a largura e a altura dos pixels, seleciona-se (restringir proporções) . Essa opção atualiza automaticamente a largura quando a altura é alterada e vice-versa.

O tamanho do arquivo depende das dimensões de uma imagem em pixels e do número de camadas que ela contém. Imagens com mais pixels podem reproduzir mais detalhes quando impressas, mas requerem mais espaço de armazenamento em disco e podem ser mais lentas para editar e imprimir. É necessário controlar o tamanho dos arquivos para garantir que não ficam excessivamente grandes. Se o arquivo ficar excessivamente grande, reduza o número de camadas na imagem ou altere o tamanho da imagem.