SO 10ºANO » MÓDULO 3 - SISTEMA OPERATIVO SERVIDOR

SISTEMAS OPERATIVOS

1. Sistema operativo servidor

arquivo15_16/so10_2015/so10_mod3.html

 


2. ATIVIDADES

Conceitos:

SERVIDOR WEB
O servidor web é um computador muito semelhante aos Desktops cujo sistema operativo possui algumas funções para que essa máquina possa hospedar diversos domínios (sites) e fazer a sua gestão conforme as solicitações do utlizador (via browser) utizando o protocolo HTTP.

PROTOCOLO HTTP
Um protocolo de rede é um conjunto de regras e padrões utilizado para possibilitar a comunicação entre dispositivos diferentes.
protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) é o protocolo mais utilizado na Internet.
O objetivo do protocolo HTTP é permitir a transferência de arquivos (essencialmente no formato HTML)  entre um cliente e um servidor Web.

DOMÍNIO
Um domínio é um nome de fácil memorização e que serve para localizar e identificar computadores na Internet.
Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento. No entanto são realidades diferentes. O alojamento de um site web é efetuado num servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP. Este processo é independente dos nomes de domínio e o acesso aos conteúdos pode ser efetuado indicando apenas o endereço IP deste servidor web. Como o endereço IP é difícil de memorizar, o sistema de nomes de domínio (DNS) permite atribuir um nome a esse endereço IP, serviço este que é fornecido por um servidor de nomes.

SERVIDOR DNS
O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.
Existem duas formas de aceder a uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores que hospedam a página. Para que não seja necessário digitar a sequência de números do IP no browser o DNS traduz as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.
Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar o utilizador para o mesmo site.

SubDomínio
Um Sub Domínio (Sub Domain) serve para aceder a pastas criadas dentro da pasta de raiz do servidor.

 

INTRODUÇÃO AO HTML5

https://www.w3schools.com/html/

 


3. WINDOWS SERVER

https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server

O Windows Server Standard é um sistema operativo para servidores que permite a gestão de funções de rede, tais como, servidor para impressão, controlador de domínio, servidor web e servidor de arquivos.

O Windows Server é também uma plataforma para aplicativos de servidor adquiridos de forma separada, tais como o SQL Server.

O Windows Server exige um mínimo de 8 licenças core para cada processador físico e um mínimo de 16 licenças core para cada servidor. 

 

Vantagens

·    Executar múltiplas funções de servidor e também diferentes sistemas operativos num único servidor.

·    Reduzir os custos do hardware necessários para realizar serviços de servidor

·    Minimizar o tempo de montagem de equipamentos, instalação softwares e reprodução de ambientes de testes.

 

Funções do servidor, serviços de função e funcionalidades
(rolerole service e feature)

https://docs.microsoft.com/pt-pt/windows-server/get-started/2016-edition-comparison

Funções

Uma função do servidor é um conjunto de programas de software que, quando os programas são instalados e correctamente configurados, permite que um computador execute uma função específica para vários utilizadores ou outros computadores numa rede. Em termos gerais, as funções partilham as seguintes características.

  • Descrevem a função principal, finalidade, ou utilização de um computador. Um determinado computador pode estar dedicado a executar uma única função, que seja muito utilizada por toda a empresa, ou pode executar múltiplas funções, se cada uma delas for pouco utilizada na empresa.

  • Proporcionam aos utilizadores de toda uma organização acesso a recursos geridos por outros computadores, tais como Web sites, impressoras ou ficheiros armazenados noutros computadores. 

  • Normalmente, incluem bases de dados próprias que podem colocar em fila pedidos de utilizador ou de computador, ou gravar informação sob‎‎re utilizadores e computadores da rede que se relacionem com a função. Por exemplo, o Serviços do domínio Active Directory inclui uma base de dados para armazenar os nomes e as relações hierárquicas de todos os computadores numa rede. 

  • Assim que são instaladas e configuradas correctamente, as funções ficam a funcionar automaticamente. Tal permite que os computadores nos quais estão instaladas executem determinadas tarefas com supervisão e comandos de utilizador limitados.

 

Serviços de função

Serviços de função são programas de software que fornecem a funcionalidade de uma função. Ao instalar uma função, é possível escolher quais os serviços de função que essa função fornece aos outros utilizadores e computadores na empresa. Algumas funções, tais como Servidor DNS, têm apenas uma função e, por isso, não têm serviços de função disponíveis. Outras funções, tais como Serviços de Ambiente de Trabalho Remoto, têm vários serviços de função que podem ser instalados, consoante as necessidades de computação remota da empresa.

Pode considerar uma função como um agrupamento de serviços de função complementares, estreitamente relacionados, relativamente aos quais, a maior parte das vezes, a instalação da função significa instalação de um ou mais dos seus serviços.

 

Funcionalidades

As funcionalidades são programas de software que, embora não sejam directamente partes de funções, podem suportar ou aumentar a funcionalidade de uma ou mais funções, ou melhorar a funcionalidade do servidor, independentemente das funções instaladas. Por exemplo, a funcionalidade Clustering de Activação Pós-falha aumenta a funcionalidade de outras funções, tais como Serviços de ficheiros e Servidor DHCP, pois permite que adiram a clusters de servidores para maior redundância e melhor desempenho. Outra funcionalidade, o Cliente Telnet, permite comunicar de forma remota com um servidor telnet através de uma ligação de rede, o que melhora as opções de comunicação do servidor.


TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO E PESQUISA

CONCEITO 1: Windows Server 2016 Standard

CONCEITO 2: Windows Server 2016 Datacenter

CONCEITO 3: Active Directory Domain Services

CONCEITO 4: Servidor DHCP

CONCEITO 5: Serviços Web (IIS)

CONCEITO 6: .NET Framework 4.6